Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Florestal

Produtos: Orgânica Agro & Turfa Fértil

Projetos Externos

          xxAs questões socioambientais são de suma importância para a Florestal S/A e por isso, o envolvimento da empresa com o meio ambiente é uma constante. 
          Entre as ações socioambientais, promovidas pela Florestal S/A, estão: Programa Viveiro Familiar, Plantio de árvores, Doação de árvores nativas, produção de mudas, geração de renda, Projetos Sócios – Ambientais no entorno da empresa, como desenvolvimento de hortas e jardins e iniciativas de educação ambiental como palestras e cursos. 
          Em 2009 a Florestal S.A, foi a primeira empresa de Santa Catarina a receber o projeto Plante Árvore do Instituto Brasileiro de Florestas, onde recebeu 80 mil mudas nativas de espécies variadas, onde utilizará essas mudas para doações á instituições, promover uma biodiversidade na área da reserva legal, recuperação da mata ciliar entre outros.
          Em parceria com o Instituto Brasileiro de Florestas a Florestal S/A dá início a uma série de atividades socioambientais. A primeira ação a ser empreendida foi a inauguração da floresta formada com mudas nativas de diferentes espécies, denominada como Floresta Turfa Fértil. Para comemorar a ação, a Florestal S/A promoveu um evento comemorativo, que também celebrou o Dia da Árvore, o evento contou com a participação do 28º GAC, FAMCRI (Fundação Ambiental Municipal de Criciúma), IBF (Instituto Brasileiro de Florestas), Prefeitura Municipal de Balneário Arroio do Silva, Ararangua e Santa Rosa do Sul. Nesta oportunidade, foi realizada a doação de um rocambole, contendo uma grande diversidade de plantas, cerca de 25 espécies nativas, em parceria com o Projeto Verde é Vida da Afubra.
           A valorização da comunidade em que está inserida é um dos diferenciais da empresa Florestal S.A . O comprometimento com ações sociais é uma atitude que faz parte do dia-a-dia da empresa, buscamos ações que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas que, de uma forma ou de outra, estão ligadas a nós. Vários projetos envolvendo as pessoas incididas nas escolas, bairros de Ararangua e Balneário Arroio do Silva, estão em andamento e conquistando o respeito e o reconhecimento da comunidade organizada em geral.
           A empresa desenvolve vários projetos sócio-ambientais na comunidade do entorno, a seguir segue, os projetos desenvolvidos e ilustrações.

 

Projetos Internos

MONITORAMENTO AMBIENTAL

           Os cuidados com o Meio Ambiente desenvolvidos pela Florestal S.A passam pelos controles da qualidade dos recursos hídricos, e controles da poluição do ar .
           No caso de recursos hídricos, a empresa adota o “Auto monitoramento das Águas”, segue padrões legais a serem atendidos conforme Resolução
CONAMA 357/2005 e decreto Estadual 14.250/81, e sua freqüência de coleta e analise é realizada trimestralmente, sendo o material coletado por 
uma equipe especializada e analisado no Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas – IPAT, desta forma é possível avaliar e prevenir a interferência das atividades desenvolvidas pela empresa na alteração da qualidade dos recursos hídricos. 
           O monitoramento de poluentes, provenientes do processo de Geração de vapor a partir da combustão externa de derivados de madeira, é realizado  
coleta e analise semestralmente também por uma equipe especializada.
























PROGRAMAS AMBIENTAIS


           Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - PGRS

           O Programa visa ações para minimizar a quantidade de resíduos gerados e prevenir os impactos ambientais negativos sobre o meio ambiente, através os 5R’ Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Respeitar e Responsabilizar. Esse programa é um instrumento para dispor os resíduos de acordo com sua classificação, atendendo a legislação ambiental. 
           Todos os resíduos recicláveis classe II B inerte são encaminhado para o centro de triagem, Resíduos Classes IIB Não Inerte são destinados para aterros Sanitários Controlados Santec, os resíduos Classe I são destinados para Suppy Service, onde a empresa executa o trabalho adequado a cada tipo de  resíduos, conforme legislação especifica.

PROGRAMA DESPERDÍCIO ZERO

           Foi criado na empresa Florestal S.A, visando principalmente a eliminação de todos os resíduos existentes na parte de mecânica e a redução dos resíduos gerados na empresa.
          O programa aborda aspectos fundamentais como: acondicionamentos, coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos, os quais estão  ligados diretamente ao saneamento ambiental. 
          Uma prática positiva e inovadora foi à eliminação de estopas, por toalhas industriais.
         Outra medida positiva foi à utilização de latões de 20 litros de óleo lubrificantes, que após passarem pelo processo de descontaminação são transformados em lixeiras seletivas.

MOMENTO AMBIENTAL

          Encontro realizado com os colaboradores com duração de 05 a 15 minutos. Tem objetivo conscientizar sobra à importância da preservação do  meio ambiente, utilização racional dos recursos naturais, e a forma de cada um pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida.

Palestras e Projetos

Projeto Plante Árvore - Entrega do Arboreto para as Instituições do Entorno


Palestras -  “Transformando o lixo em Luxo”

Semana do Meio Ambiente – Plantio de Arvore na Beira do Rio Sangradouro

Florestal S.A.

Fábrica de Substâncias Húmicas e Escritório

Rodovia Luiz Rosso, 9997 - Fundos
Bairro Quarta Linha - Criciúma - SC

CEP: 88803-470

Fone: (48) 3524-3936 - Fax:

Fábrica de Substratos

Estrada Geral, SN
Bairro Fundo Grande – Bal. Arroio do Silva - SC

CEP: 88914-000

Fone: (48) 3524-3936 - Fax:

Webmail

desenvolvimento Burn web.studio